sábado, 4 de abril de 2009

Decoupage com Figuras Impressas

DECOUPAGE DE IMPRESSÃO???

Temos também a decoupage com gravuras (figuras), até um tempo atrás eram exclusivas de quem podia adquirir as folhas para o trabalho, em papel especial, compradas de lojistas. Eram também muito utilizadas as figuras de papéis de presente ou de guardanapos. 
Mas é claro, que por experiência própria posso afirmar que um xerox ou até uma impressão feita em casa fique tão linda e com qualidade; não desmerecendo os papéis industrializados.
O sistema de impressão facilita quem tem disponibilidade de pegar as figuras na net e fazer lindos trabalhos com elas.
1- Procure imagens com ótima definição (se for o caso de imprimir). Observe a matiz da máquina que faz a cópia, ou seja quando vc for fazer a cópia de uma imagem de revista ou de uma foto, caso não fique com as cores iguais não se envergonhe de pedir que repita ajustando a matiz, é um direito seu afinal.
2- Muitas artesãs professoras são completamente contra e indicam a todos que somente façam cópias a laser e nunca imprimam suas imagens. Mas cá pra nós, custo desnecesário por quê? se você possui, papel, tinta e uma impressora que possa te ajudar a escolher e imprimir a figura que lhe interessa pra quê ficar quebrando a cabeça e procurando impressoras a laser, ou papéis especiais?

Confiem em mim, por experiência, nada dá errado se respeitarmos algumas regrinhas básicas.


Imprimindo sem medo
I- Em qualquer impressora, coloque papel sulfite branco e seco (CUIDADO com a umidade, ela borra a imagem), escolha a figura, dê preferência para as que tem o formato "jpg" pois a qualidade de imagem é melhor, mas pode ser outro formato, somente preste atenção para que seja bem definida(clara, identificável). 
II- Após imprimir aguarde em torno de 4 horas para que a tinta seque e fixe. 

Selando: 
I- Isto irá fixar a tinta e impermeabilizar o papel, não deixando que desbote e permitindo que seja manuzeado com mais facilidade. 
II- Use Goma Laca Incolor de qualquer marca, um pincel macio chato e largo (isto é importante, cerdas duras vão marcar a goma laca). Passado o tempo para "secagem" da impressão, vire o papel, no verso da impressão(atrás) inicie a impermeabilização.
III- Encharque o pincel na goma laca e pincele com movimentos longos em um sentido único, procure não repassar no mesmo lugar pois poderá grudar já que a goma laca seca bem rápido. O procedimento deve ser rápido pois se deixarmos que seque entre uma pincelada e outra irá ficar marcado o pincel, o que afetaria o resultado final. Sugiro que treine com uma imagem pequena antes. 
IV- Feito isso, deixamos sobre um plástico ( para não grudar) para que seque ao natural, você notará que a imagem agora pode ser vista dos dois lados. A limpeza do pincel é feita com álcool. Com o pincel limpo , novamente vamos pincelar em um só sentido sobre a figura, pinceladas longas e macias, deixamos secar e podemos recortar ou usar a figura inteira na decoupage, o resto do procedimento é similar ao da decoupage com guardanapo. Usamos a cola diluída no local que será colocada a imagem e voltamos a usar o "carimbo" (pano úmido) para tirar qualquer excesso, podemos ainda apertar e deslizar com força do meio para as bordas para que saia o excesso de cola de baixo da gravura. Cuidado para não rasgar!!!

V- Uma boa técnica é molhar a figura antes da colagem. Quando molha-se a figura dos dois lados fica mais fácil a colagem visto que facilita a retirada de bolhas de ar que ficam por baixo da cola. A figura impermeabilizada ou selada, fica fácil de ser aplicada estando molhada, antes da colagem.

Pronto!!! Finalizem de acordo com o gosto de cada um.

Um comentário:

  1. Nossa, estou impressionada com esse blog, eu só tenho a agradecer pela sua contribuição.
    Muitíssimo obrigada Alessandra!

    ResponderExcluir